CASES

Inovação empodera o comércio local


Corporação Apoia Pequenos Comércios
experience design
prototype

retail
strategy

workshops

Como as grandes corporações podem ajudar o comércio local em projetos de inovação?

Muitas vezes, o comércio local sente-se menos favorecido na relação com os seus fornecedores quando comparados com a infraestrutura de grandes varejistas. No entanto, são esses pequenos serviços e comércios, principalmente em países em desenvolvimento, os principais responsáveis por alavancar as vendas do setor de varejo.

E se a inovação é frequentemente associada a novas tecnologias, é importante também ter em mente que grande parte da população global não tem acesso a esses recursos.

Por isso, a AB InBev nos desafiou a investigar todo o seu ecossistema de distribuição – de negócios corporativos a cervejarias, atacadistas, lojas de bairro e até o consumidor final – para entender quais são as necessidades, as dores e os desejos em cada ponto de contato da jornada de seus produtos.

A empatia como ferramenta-chave para a inovação

Conduzimos pesquisas de campo no México e na China junto aos proprietários de pequenos comércios locais para entender cada um de seus contextos. Para isso, entrevistamos mais de 80 proprietários, entregadores e clientes dos produtos da AB InBev.

O resultado dessa pesquisa foi um workshop imersivo que aconteceu em Nova York em que contamos com a presença de representantes de 10 países para interagir com protótipos de produtos. Essas experiências foram construídas a partir das informações coletadas diretamente das necessidades dos consumidores.

Fizemos uso de tecnologias como AR e VR (realidade aumentada e virtual) e, ao longo do workshop, inspiramos o time de AB InBev a mergulhar nas diferentes realidades dos comércios locais.

Ao final dos três dias de imersão, elaboramos conceitos específicos para atender a cada um dos mercados individuais e desenvolvemos planos-piloto para eles.

O resultado? No terceiro dia de workshop, um dos protótipos já estava sendo produzido para uma experiência piloto na China.

Conceitos simples, grandes impactos

Projetos de escala internacional desafiam os limites do design com foco no usuário. Por isso nó acompanhamos de perto as pessoas em cada etapa da jornada do produto em mercados muito diferentes entre si.

Mas, para além das diferenças socioculturais de cada um dos negócios, também notamos características universais, assim como necessidades e preocupações em comum, independentemente da posição geográfica dos negócios.

Por isso, fizemos uso de uma metodologia de inovação personalizada no desenvolvimento desse projeto. No processo de pesquisa de design, criamos 6 zonas diferentes de pequenos comércios familiares e convidamos os proprietários dessas lojas a participarem e cocriarem conceitos para pivotar seus negócios.

Com isso, aprendemos que, às vezes, as soluções mais simples têm o maior impacto. Como uma consultoria de inovação, é nossa responsabilidade criar experiências que realmente proporcionem um resultado positivo para os usuários, independente do tamanho de seus negócios.

innovation-mom-and-pop-shop
innovation-mom-and-pop-shop
innovation-mom-and-pop-shop