CASES

Carros além do estilo: como inovar a partir de uma abordagem centrada no usuário?


UX e Prototipagem com Automóveis
experience design
mobility

prototype
report

research
strategy

Utilizamos ferramentas de pesquisa e prototipagem para inovar na experiência do usuário e construir uma estratégia de produto global

Com grande experiência na indústria automobilística e colaboração com diferentes marcas, desta vez a Questtonó ajudou a Ford Global a redefinir sua metodologia para o desenvolvimento de novos produtos, guiados pela prática de projetar novos carros.

Em diferentes desafios ao longo de mais de três anos de colaboração, reunimos equipes em países, como Brasil, Argentina, Alemanha e Índia, para entender as diferentes necessidades de experiência do usuário (UX), suas particularidades e assim criar não apenas novos veículos, mas uma nova forma de inovar e elaborar a estratégia de produtos.

 

qn_case_ford_ux_mobility

Desenvolvimento de carros: trocando de marcha

O desenvolvimento de veículos é um campo extremamente complexo. “São muitos departamentos interligados, então todas as sugestões que a gente trouxesse tinham que ser sistêmicas”, diz Leonardo Massarelli, fundador e CCO da Questtonó.

Envolvido em todas as etapas dessa parceria, Leonardo destaca outro desafio: a percepção do usuário sobre um carro é extremamente pessoal. Algumas pessoas vão vê-lo como um recurso, outras apenas como meio de transporte e outras agregam valor emocional a ele. A origem cultural e o estilo de vida desempenham um grande papel na forma como os indivíduos se relacionam e usam um veículo. A missão da Questtonó era explorar todos esses caminhos e identificar um terreno fértil para o desenvolvimento de uma estratégia global com perspectivas locais.

 

qn_case_ford_ux_mobilityqn_case_ford_ux_mobility

 

Pesquisa de UX e protótipos de carro

O que torna um carro ideal? Fizemos essa pergunta para mais de 250 pessoas em 6 países e obtivemos milhares de respostas diferentes. Sentados em um “protótipo” de carro criado exclusivamente para esses experimentos, passageiros e motoristas de todo o mundo cocriaram recursos inteligentes para o carro ideal. Protótipos rápidos, sem muito acabamento (o qual carinhosamente chamamos de “porcótipos”) são ideais para essa exploração inicial, já que são rápidos e baratos de serem feitos, e também são o suficiente para explorar a percepção das pessoas.

Utilizamos uma variedade de ferramentas e metodologias para extrair descobertas exclusivas de nossos “passageiros” colaborativos, incluindo experiências físicas e digitais.

Com a facilidade de termos em nossa estrutura uma amplo espaço maker (como impressoras 3D, lab de eletrônica, máquinas CNC e de corte a laser, entre outras), além de salas de pesquisa, combinamos de forma ágil times de Industrial Design, engenharia, UX e pesquisa além do time Ford, trabalhando de forma conjunta e concentrada para equilibrar o pensar e o fazer, o sonho e o possível.

Com tantos insights exclusivos e uma visão clara do que constrói valor para o novo consumidor, era hora de juntar as peças do quebra-cabeça em um toolkit capaz de traduzir a visão estratégica para mais de uma centena de colaboradores que efetivamente desenvolvem os novos veículos.

 

qn_case_ford_ux_mobility

Estratégia de inovação: linha de chegada

Nossa principal entrega, além de colaborar na criação de uma nova abordagem para projetar carros, foi uma estratégia única e bem fundamentada capaz de ser compreendida por diferentes pessoas que participam do desenvolvimento de carros. Além de um toolkit digital, que contém o framework estratégico e acessível democraticamente para qualquer uma das subsidiárias da companhia, também projetamos uma sala imersiva onde todo o contexto e estratégia do projeto pode ser vivenciado.

“Projetamos essa sala de 170 metros quadrados para que a equipe mergulhasse em nossas descobertas e estratégias”, explica Massarelli. “Nesse espaço, era possível acessar todas as jornadas do usuário, personas, descrições detalhadas de conceitos e o grand finale: um protótipo de carro incorporado ao que chamamos de estação de ideação”.

 

 

“Trabalhar com o time da Questtonó foi uma parceria em que ambos trabalharam como um só. Tivemos visão crítica e transparência para obter os melhores resultados. A incansável busca por encontrar soluções desejáveis e viáveis para os clientes trouxe insights extremamente relevantes para os nossos projetos.”
Matheus Demetrescu, Diretor de Design Estratégico na D-Ford São Paulo

 

Com muitas camadas e fases, esta colaboração reafirma o histórico de atuação da Questtonó com mobilidade, revelando nossa capacidade sistêmica de entrega e visão estratégica de design.

Como um híbrido de consultoria estratégica e estúdio de design, combinamos o pensar e o fazer para acelerar projetos e eliminar ruídos tão comuns em projetos complexos de inovação e estratégia.

 

qn_case_ford_ux_mobility