CASES

Novos pontos de recarga para veículos elétricos


Novas Possibilidades em Mobilidade Elétrica
engineering
experience design

industrial design
mobility

prototype

Unimos produto e experiência para a reforçar a infraestrutura de veículos elétricos com a Tupinambá

Na Questtonó, gostamos de imaginar como novas soluções podem transformar as necessidades das pessoas em experiências significativas. Mas vamos um passo além: garantimos a materialização dessas ideias, com projetos que se conectam com a construção de futuros mais humanos.

Desta vez, colocamos a inovação a serviço da mobilidade junto à startup brasileira Tupinambá, em um projeto de CX e design de produto que viabilizou o desenvolvimento de uma rede de pontos  de recarga de veículos elétricos no país.

O trabalho foi realizado por meio do processo de Venture Design, modelo de aceleração de startups em que a Questtonó é pioneira no Brasil.

Smart cities e infraestrutura de veículos elétricos

Com presença ainda tímida, porém relevante no contexto brasileiro, os veículos elétricos são uma alternativa de mobilidade na busca por um planeta mais sustentável. No entanto, a falta de infraestrutura de abastecimento é um das maiores barreiras para a ampliação da frota elétrica, além de oferta de veículos a preços mais adequados e da baixa regulamentação por parte dos órgãos de governo.

Por outro lado, há uma oportunidade de conexão destes pontos de abastecimento a novas lógicas de conexão digital e de sustentabilidade econômica do sistema, motivadas pela transformação digital que vivemos.

Inovação em Mobilidade com Design de Produto e Experiência

Conduzimos projetos de inovação e design de forma totalmente sistêmica, considerando diferentes cenários e habilidades para que a experiência final seja muito mais potente.

Na criação do projeto de pontos de recarga de veículos elétricos para a Tupinambá, unimos nossos times de Industrial e Experience Design para pensar em todos os pontos de contato do usuário com o serviço, o que contempla desde o local em que ele será instalado até os diferentes tipos de interação.

ponto-recarga-veiculo-eletrico

A criação do projeto passou pelas etapas de mapeamento de jornadas de usuário; ideação, com propostas baseadas nos estudos de jornada; criação de protótipos e coleta de aprendizados, a fim de atingir o nível de excelência desejado; até o detalhamento técnico final do produto, acompanhado da produção de arquivos 3D e renderings.

Design e mobilidade: Pontos de recarga de veículos elétricos

A entrega final consistiu em uma família de equipamentos indoor e outdoor para recarga multimodal (carros, motos e bicicletas) de veículos elétricos, que alia oportunidades de exploração de mídia digital e interface inteligente com usuário, garantindo a sustentabilidade e escalabilidade do sistema.

Além disso, conecta a plataforma digital da Tupinambá, que mapeia os pontos de abastecimento no Brasil e possibilita que usuários tenham sempre informação para que planejem seus deslocamentos sem risco de ficarem sem energia no meio do caminho.

O projeto foi concebido de forma modular, adaptável para os diferentes hardwares de recarga disponíveis no mercado, o que torna a solução adaptável a novos cenários e novos entrantes num mercado ainda em franca expansão.

ponto-recarga-veiculo-eletrico
ponto-recarga-veiculo-eletrico
ponto-recarga-veiculo-eletrico
ponto-recarga-veiculo-eletrico
ponto-recarga-veiculo-eletrico