CASES

Um novo jeito de se pensar mobilidade


Questtonó: Mobility

Uma plataforma de discussão sobre o futuro da mobilidade em que projetamos novas tendências, empregando uma visão sistêmica e centrada nas pessoas

Questtonó: Mobility discute tendências e projeta soluções inovadoras para o futuro da mobilidade

questtono-mobility-banner

A Questtonó adora pensar no futuro da mobilidade. Já desenvolvemos carros, motocicletas, embarcações e até caminhões, sempre com o mindset do design sistêmico e colocando as pessoas no centro.

Questtonó: Mobility é uma plataforma de discussão em que projetamos soluções inovadoras, empregando uma visão sistêmica para criar experiências que sejam verdadeiramente significativas para as pessoas e mais sustentáveis para o planeta.

Um dos primeiros projetos compartilhados nessa plataforma é o Digital Rails, resultado de um esforço coletivo dos times da Questtonó SP e NY. Ele é um sistema integrado de mobilidade que prevê uma transição viável para a era dos carros autônomos, permitindo que eles coexistam entre carros convencionais e outros modais.

O projeto está em fase de estudos. Em uma parceria com pesquisadores do IME-USP, pudemos realizar simulações em computador desse conceito aplicado na Avenida Paulista e outras vias do centro expandido de São Paulo. Os resultados apresentaram ganhos significativos em velocidade com a partir de 35% do total de veículos utilizando as Digital Rails.

Ainda, se todos os carros utilizassem essas vias, já podemos cravar que todo o trânsito da Paulista caberia em apenas duas pistas, o que oferece uma nova perspectiva de futuro com novas oportunidades de ocupação da cidade.

O estudo segue agora e foi levado a pesquisadores do MIT, que vão aplicar o conceito das Digital Rails em novos cenários e também com diferentes tamanhos de veículos.

Conheça mais em Questtonó: Mobility.