CASES

Inovar na estratégia hoje para construir qualidade no futuro


High Quality of the Future
food&beverages
future scenarios

report
research

Decodificamos aspectos que geram percepção de alta qualidade na categoria de cervejas e desenhamos uma estratégia de inovação para o futuro

Definimos rotas estratégicas que ajudam a Ambev a antecipar a percepção de qualidade no futuro

O projeto High Quality of the Future teve como objetivo ajudar a Ambev a definir estratégias de inovação para as suas principais marcas de cerveja, a fim de garantir uma percepção de alta qualidade no futuro por parte dos consumidores e stakeholders, tendo em vista a complexidade do mercado brasileiro.

Nem sempre é claro quais são os aspectos que representam qualidade para o consumidor no presente e, muito menos, como seráisso  no futuro. Por isso, por meio de pesquisas de comportamento, tendências, análise semiótica e benchmarking de mercado, decodificamos os principais códigos que contribuem para a percepção de qualidade no mercado de cervejas e, a partir disso, definimos rotas estratégicas que ajudam a companhia a trilhar esta construção, hoje e no futuro.

Em um esforço colaborativo, junto com as equipes multidisciplinares da Ambev, desenhamos frameworks para posicionar as marcas dentro de uma nova perspectiva de inovação, que leva em consideração atributos funcionais e emocionais do produto, mas também se expande para boas práticas organizacionais e experiências que envolvem comunicação, embalagem, pontos de venda e consumo de maneira integrada.

Entregamos um Playbook com diretrizes claras de como a organização pode desenvolver uma estratégia de inovação orientada à qualidade no futuro. Por meio desse playbook,  estamos também apoiando diversas marcas da companhia na realização de workshops para prototipar e desenhar as apostas de inovação em curto, médio e longo prazo.

O projeto tem um grande impacto na maneira como essas marcas organizam seu planejamento de lançamentos e estruturam seu posicionamento a partir de agora, e também na forma como os times de inovação e insights desenvolvem seus processos internos orientados à  inovação, levando em consideração uma visão sistêmica e estratégica.