Traduzir o comportamento do consumidor para criar marcas relevantes
O projeto Roots é um exemplo de como aceleramos novos negócios dentro de grandes corporações, por meio de um conjunto plural de saberes que vai muito além da identidade visual e abrange a estratégia e os pilares de experiência que consolidam uma marca e dão vida a novos negócios.
Neste caso, esse processo se traduziu em um framework estratégico para que a Ambev pudesse atuar no segmento value do mercado de cervejas em diferentes estados brasileiros, especialmente na região Nordeste.
Marcas de cerveja da Ambev: Novas fórmulas, novos mercados
Para resolver essa questão, nosso time de Pesquisa & Estratégia conduziu pesquisas aprofundadas in loco em vários estados, que pudessem identificar novas oportunidades a partir de um profundo conhecimento das culturas locais.
Nós identificamos ingredientes chave para o processo de produção da cerveja de cada estado, como a mandioca e o caju, por conta da sua profunda conexão emocional com a região e da alta quantidade de produtores locais desse alimento.
Também deciframos códigos visuais e padrões de comportamento importantes sobre as regiões, mapeamos necessidades funcionais e emocionais que se tornaram pilares essenciais da estratégia das marcas.
– Leia também: 5 perguntas fundamentais para montar uma estratégia de CX
Um ano após o início do projeto Roots, a iniciativa já impactou economicamente mais de 6 mil pessoas, entre produtores, colhedores e famílias.
Cinco marcas já foram lançadas no mercado — Nossa, de Pernambuco, Legítima, do Ceará, e Magnífica, do Maranhão, todas exibidas neste case. Outras lançadas recentemente são Berrió, do Piauí, e Esmera, de Goiás. São marcas autênticas e democráticas, que estão ressignificando a lógica de produção dessas regiões, competitivas para o cliente e acessíveis aos consumidores. Ainda há novas cervejas a caminho!
Esse projeto foi vencedor do prêmio Best World Changing Idea LATAM 2021 da Fast Company, o maior veículo de inovação do mundo.