CASES

Fahrer


A arte do saber fazer e de fazer bem feito

branding

visual identity

Os irmãos Sergio e Jack Fahrer construíram ao longo de 15 anos uma história de criação, design com personalidade e desenvolvimento de técnicas exclusivas de fabricação de móveis feitos à mão. Com a precisão e a poesia da Lutheria, o pensar em cada detalhe e o respeito às matérias primas, construíram uma experiência estética de formas fluidas, curva, autêntica, mas que as pessoas pouco conheciam sobre suas inspirações e processos.

fahrer-oficina

Materials and Shapes

Questto|Nó came in to transform this by creating a new branding strategy, logo, visual and verbal communication, directives for product design and creative processes and, finally, by reassessing the business positioning in the market.

Fahrer now is the result of a thorough project, developed in partnership with the Fahrer brothers. It rediscovered the brand’s unique ethos: mastering the art of craftsmanship, to last a lifetime. A strong ethos that is revealed to the public by showcasing the manufacturing processes, history, highlighting materials, shapes and precise finishing.

The company’s profile as well as its objectives and context were developed by researching and analyzing market and trends, combined with an immersion with the owners, collaborators and affiliates.

History and Essence

From this studies and immersion, we could outline several different scenarios and construct a brand/business strategy capable of exploring its craftsmanship roots. A brand that would communicate its history and essence by its own expression, developing a genuine dialogue with its customers through product, service and more meaningful relationships.

We have developed a brand that could become a creation platform, allowing partnerships with designers and expanding creative frontiers. This platform lets collaborative designers explore Farher’s trademark characteristics, such as curved wood techniques, ergonomic design, precise finishing and craftsmanship experience.

To go with the new business model, we have designed a brand strategy that was capable to explore as visual and verbal communication the Fahrer ‘universe’. It focuses and values the creative and fabrication processes that are innate to the company.Materiais, formas e acabamentos

Diante desse cenário, a Questtonó teve um papel transformador e criou uma nova estratégia de marca, logo, linguagem visual e verbal, diretrizes de design de produto e de processos criativos, além de reposicionar o negócio. A Fahrer é o resultado de um projeto profundo, pensado em parceria com os sócios, que redescobriu a genuína vocação da marca: o domínio sobre a arte do saber fazer e de fazer bem feito à mão para a vida. Uma marca forte que se expressa revelando os processos, histórias, valorizando os materiais, as formas e o acabamento preciso.

O perfil da empresa, assim como os seus objetivos e contexto, foi desenvolvido por meio de pesquisas de mercado e de tendências, somadas a uma imersão junto aos sócios, colaboradores e parceiros.

História e essência

A partir daí, pudemos desenhar diversos cenários para construir uma estratégia de negócio e de marca que fosse capaz de explorar a sua vocação artesã. Uma marca que pudesse comunicar a sua história e essência pela sua própria expressão, tecendo um diálogo genuíno com o seu público por meio do produto, serviço e relacionamento.

Criamos uma estratégia de negócio que permitisse que os sócios conciliassem o foco na administração e os períodos dedicados ao desenho. A Fahrer, muito mais que uma marca, é uma plataforma de criação. A possibilidade de trabalhar em parceria com outros designers é uma nova realidade para a marca.

Ela permite que características relevantes, tais como as técnicas de madeira curvada, ergonomia levada a sério, acabamentos precisos e a experiência dos artesãos, possam ser exploradas criativamente por outros olhares para o design do produto final.

De encontro ao novo modelo de negócio, desenhamos uma estratégia de marca que fosse capaz de explorar como linguagem visual e verbal esse universo ao redor dos processos criativos e de fabricação, valorizando os vínculos genuínos, tão naturais da Fahrer.

fahrer-material-grafico
fahrer-identidade-visual
fahrer-pagina-web
fahrer-cartao-design
fahrer-cartao-visita
fahrer-confeccao-produto
fahrer-confeccao-produto
fahrer-ferramentas