CASES

Metodologia ágil atualiza um clássico dos perfumes


Novo perfume Essencial

Reposicionamos o Essencial, perfume masculino líder da Natura, com nossa metodologia ágil de inovação pelo design

A metodologia ágil é orientada por um processo multidisciplinar e colaborativo

Em um cenário de rápida transformação cultural, negócios de diferentes setores se transformam e se adaptam. Nesse contexto, a Natura precisava de um novo processo que pudesse atualizar de forma rápida o seu perfume masculino mais clássico, o Essencial.

Nosso desafio foi implementar um processo ágil para desenvolvimento de marca e embalagem, traduzindo esse momento em um produto icônico que dialogasse com os códigos visuais da cultura contemporânea.

O tempo recorde de desenvolvimento necessário para movimentar a maior marca de perfume da Natura foi um ponto crucial para a forma de trabalho que propusemos.

 

METODOLOGIAS ÁGEIS: O QUEST

 

O Quest é nosso programa ágil de inovação pelo design. Realizado em um período de 4 semanas, conta com fases de criação, protótipo e cocriação com o consumidor para obter máxima eficiência.

A metodologia ágil é orientada por um processo multidisciplinar e colaborativo. Durante os ciclos, diferentes competências se misturam para criar as melhores soluções, sempre trabalhando de forma focada e com rápidas decisões. Este projeto contou com especialistas de design gráfico, design de produto (industrial), cultura e comportamento, além dos times do cliente como marketing, logística, suprimentos, manufatura e qualidade.

 

NATURA ESSENCIAL: DESIGN DE PERFUME MASCULINO

 

Dividido em ciclos semanais, o grupo de trabalho criou múltiplas propostas criativas para o design do perfume. Produzimos protótipos rápidos em nossa oficina, além de arquivos 3D com detalhamento que já eram avaliados pelos fabricantes e equipes de embalagem do cliente.

Testamos e aprendemos de perto com o consumidor. Nosso time de Pesquisa e Estratégia conduziu grupos de discussão, apresentando conceitos distintos para entender quais códigos ressoavam melhor com a cultura.

Com base nesses aprendizados, pudemos refinar o projeto para entrega definitiva para a Natura. O novo Essencial foi lançado oficialmente em março de 2020.

Confira o depoimento do cliente Almir Simões, Gerente de Design da Natura:

“Essencial é uma das principais marcas da Casa de Perfumaria do Brasil. O relançamento de uma marca tão relevante para nós e para os nossos consumidores precisaria ser feito considerando o que existe de melhor em termos de design, tecnologia e inovação.

Escolhemos uma parceira de longa data para essa jornada: a Questtonó. O desafio era grande em função da marca envolvida, dos prazos desafiadores, da necessidade de cocriar com nossos consumidores e da nova proposta de trabalho que considerava a metodologia Agile.

A propósito, a metodologia foi fundamental para o sucesso desse projeto. Montamos um time multifuncional com encontros frequentes que ajudaram na geração de territórios, propostas e caminhos criativos. Com feedbacks e inputs imediatos do consumidor a cada etapa, conseguimos evoluir e capturar todo o potencial possível de inovação e design para o novo Essencial masculino.

O resultado dessa parceria foi fantástico e estamos muito orgulhosos do nosso mais novo lançamento.”

 

 

Quer criar produtos e estratégias de impacto como este gadget de beleza ou o Natura SOU?

Somos um time global e transdisciplinar de designers, engenheiros, pesquisadores e estrategistas que desenvolvem produtos físicos e digitais, além de marcas e serviços de forma sistêmica e integrada. Para nós, construção de marca e desenvolvimento de produtos andam juntos.

Nosso objetivo é identificar oportunidades únicas de negócio para aplicar nossas habilidades em design e tecnologia com base nas necessidades das pessoas. Assim, criamos produtos, serviços e experiências prontos para implementação.

→ Quero transformar o meu negócio! ←

Seu negócio estará em boa companhia com outros clientes nossos como Ambev, Ford, Natura, Samsung e LG, dentre outros com quem tivemos o prazer de trabalhar.