Impacto do mínimo, reconhecimento máximo.
Ser acessível, ser sustentável tem que ser caro? Esta foi uma das perguntas que a Natura propôs como desafio em um novo projeto que pudesse levar a todos o consumo consciente. Produtos de baixo impacto ambiental ainda costumam ser vistos como caros e a Natura queria criar um novo conceito para o consumidor, que ocupasse um espaço intermediário de preço. Teve início uma parceria entre nós, Tátil design de ideias e Natura.

Pra que preciso do que eu não preciso? Esta foi a premissa que conduziu todas as etapas de desenvolvimento do projeto Natura Sou. Para compreender o que era excesso e o que era essencial para as pessoas no uso de cosméticos, fizemos imersões etnográficas com consumidores e consultoras Natura, em diversos Estados do Brasil, para detalhar o processo de comercialização e como as pessoas lidam com as embalagens no dia a dia. Era ainda preciso entender qual o melhor cenário para otimizar o sistema de produção, a distribuição e o uso de materiais, o que gerou a imersão no mercado de embalagens e tecnologias em setores distintos do cosmético, tal como carros e bebidas. Mais do que uma embalagem, o projeto idealizou e testou modelos com diversos cenários, integrando, de forma criativa produto, logística, modelo de negócios e serviços.
A embalagem de Natura Sou utiliza 70% menos plástico que uma embalagem convencional o que garante uma redução de impacto em todo o seu ciclo de vida. Etapas de produção e logística foram consideravelmente reduzidas uma vez que a operação de fabricação e envasamento foi levada para dentro da Natura numa mesma linha de montagem. Há menos desperdício porque Sou pode ser usado até a última gota e ser descartado com grande compactação e pouco resíduo. Após o lançamento de Sou, as ações da Natura valorizaram 5% e as consultoras Natura começaram a fazer estoques de Sou em suas casas. Sou redefiniu o conceito de embalagem para cosmético. O projeto conquistou inúmeros prêmios, como o IF Design 2013, Brasil Design Award como melhor projeto do ano, além de outros prêmios da área de embalagem.