CASES

Construção de marca para startup inovadora no mercado de seguros


Marca de Startup de Seguro
branding
startups

visual identity

Startup Justos inova o seguro de automóveis e conta com estratégia de marca humana e próxima das pessoas

Como diferenciar uma marca em um setor tão tradicional como o de seguro de automóveis? Esse foi o desafio que encaramos na construção de marca da Justos, uma startup inovadora nessa categoria e que propõe um novo modelo de negócio que promove e valoriza a direção segura entre as pessoas.

A startup Justos já captou um aporte semente de R$ 15 milhões com os fundos BigBets e Kaszek Ventures, além de fundadores de empresas como Creditas, iFood, Kavak e Nubank.

Um negócio capaz de revolucionar o mercado precisa ter uma marca potente e diferenciada. E para isso, no início do processo de construção, era importante saber o que essa marca não era: era preciso fugir da linguagem mais conservadora das seguradoras tradicionais, e ao mesmo tempo diferenciá-la da padronização que muitas das novas insurtechs acabam caindo.

Estratégia de construção de marca

Com esse desafio em mãos, aplicamos nossa metodologia proprietária Quest, um processo ágil de inovação que auxilia as empresas a tangibilizar insights por meio da prototipação e validação. 

Conheça o Quest: nossa metodologia de prototipagem e validação de conceitos

Realizamos um sprint que envolveu os times de Visual Design e Pesquisa & Estratégia para a construção da marca.

Logo entendemos que Justos pedia uma linguagem mais humana e emocional, que se conectasse verdadeiramente com as pessoas. “A marca de seguro precisa evocar um estilo de vida em que você se sinta confortável para viver. E a Justos faz isso falando sobre um jeito de encarar o seguro que vai além de só estar segurado ou não: é sobre um estilo de vida em que o seguro faz parte dele”, diz Nicole Alfieri, pesquisadora e estrategista da Questtonó Manyone.

Para a construção da identidade visual da marca, o estilo de ilustração escolhido teve um papel fundamental. Com sua principal referência vindo do universo dos quadrinhos, a linguagem constrói uma relação de conforto e afeto que estimula a fazer as coisas com segurança, e não a deixá-las com medo.

“O que a gente procurou fazer foi quebrar o paradigma desse tipo de marca, com ilustrações que causam um ‘estranhamento amigável’. Enquanto o seguro tradicional é difícil de ser compreendido e tem muitos intermediários entre marca, seguro e pessoa, trouxemos um senso de responsabilidade pelo que você faz, que traz mais segurança e forma motoristas mais prudentes”, conta Thiago Marques, Head de Visual Design da Questtonó Manyone.

Startup inova no mercado de seguro de automóveis

Ao final do processo, entregamos um brandbook completo com a identidade da marca. Ele contém a proposta de valor, o propósito, as identidades visual e verbal, além de desdobramentos de comunicação, como o próprio site da empresa.

A construção da marca consolida a startup Justos como um novo benchmark dentro do mercado, estimulando uma nova maneira das pessoas dirigirem e lidarem com o seguro de automóveis.