CASES

Tecnologia IoT em wearable contra o assédio


Dress for Respect

Aplicamos nossa visão sistêmica de design a uma tecnologia IoT para criar um vestido inteligente que conscientizou pessoas sobre o assédio a mulheres

De acordo com a organização de direitos da mulher Think Olga, 86% das mulheres no Brasil já foram assediadas na balada. Ainda que o “não” seja claro, muitos homens se recusam a entender e fazem toques indesejados, impedindo a transformação do cenário de assédio.

Para contribuir contra essa questão, nos perguntamos: será que a tecnologia pode mostrar a homens o que muitos dizem não ver? Criamos então uma campanha baseada em marketing de experiência com base em um dispositivo vestível (wearable).

Tecnologia IoT em wearables

Dress for Respect é um vestido inteligente e uma campanha de marketing de experiência criada pela Ogilvy para a Schweppes e executada pela Bolha, nosso hub criativo de tecnologia.

O design do wearable com tecnologia IoT aplicada foi feito para ajudar a mensurar o nível do assédio sofrido por mulheres em festas e baladas.

O vestido foi construído com vários sensores que captam toda vez que a mulher recebe um toque sem consentimento. A informação é transmitida via wifi a um controlador que exibe os dados em tempo real.

Além de registrar a quantidade de toques, o vestido inteligente também interpreta:

quais partes do corpo foram tocadas;
quão forte foi o toque;
com que frequência eles acontecem.

Enquanto conduzimos o experimento, os toques que o vestido inteligente recebeu foram mapeados em tempo real para exibir a quantidade e frequência dos assédios. Em quase 4 horas de uso com três modelos diferentes, ele recebeu 157 toques em apenas uma noite.

Dados do wearable

– 87% das mulheres brasileiras já foram assediadas em baladas (Think Olga)

– 1 vestido e 3 mulheres

– 157 toques contabilizados em tempo real

– 3h47 monitoradas

“A Bolha foi uma grande parceira do projeto Dress for Respect, campanha de marketing de experiência criada para a Schweppes. A ativação trouxe mais o olhar das pessoas para a questão do assédio a mulheres em baladas e quis destacar a importância do respeito.

Essa mecânica complexa do projeto só foi possível graças à tecnologia IoT aplicada ao wearable desenvolvido pela Bolha. Uma campanha de sucesso depende de parceiros para acontecer e ficamos muito contentes de poder contar com a expertise e o design de wearable da Bolha”, disse Sandra Azedo, diretora de Comunicação da Ogilvy.

Este projeto recebeu um prêmio em Cannes Lions.

 

Que tal contar com a tecnologia IoT ou design de wearables para o seu projeto também?

Dress for Respect é um ótimo exemplo de aplicação da tecnologia de wearables em uma campanha de marketing de experiência e gostaríamos de compartilhar nossa expertise com você.

Se o seu negócio precisa criar soluções em design de wearables ou produtos IoT como o nosso dispositivo para diagnóstico de apneia do sono ou essa solução de geolocalização, expanda a sua marca globalmente sem perder a identidade ou ter que redesenhar toda a experiência do consumidor.

Somos um time global e transdisciplinar de designers, engenheiros, pesquisadores e estrategistas que desenvolvem produtos físicos e digitais, além de marcas e serviços de forma sistêmica e integrada. Para nós, construção de marca e desenvolvimento de produtos andam juntos.

Nosso objetivo é identificar oportunidades únicas de negócio para aplicar nossas habilidades em design e tecnologia com base nas necessidades das pessoas. Assim, criamos produtos, serviços e experiências prontos para implementação.

→ Quero transformar o meu negócio! ←

Seu negócio estará em boa companhia com outros clientes nossos como Ambev, Ford, Natura, Samsung e LG, dentre outros com quem tivemos o prazer de trabalhar.