No cenário corporativo atual, onde inovação e adaptabilidade são essenciais para o crescimento dos negócios, o branding se tornou uma disciplina fundamental para empresas que buscam expandir suas ofertas e criar ecossistemas robustos. Uma marca forte não só gera valor no curto e longo prazo no mercado core, mas também facilita a entrada em novos segmentos.
O caso do Sem Parar ilustra bem essa dinâmica. A empresa precisava refletir novas ofertas de serviço, bem como se preparar para a penetração em novos mercados que pudessem assegurar crescimento sustentável e uma melhor experiência para seus consumidores. A transformação começou com um profundo trabalho de branding, que envolveu a reavaliação de seu posicionamento, valores, propósito e, posteriormente, de toda a sua identidade. A análise abrangeu o histórico da empresa, suas fortalezas e, principalmente, as necessidades e expectativas de seus clientes.
A estratégia envolveu a expansão da visão da empresa para além das tags veiculares. O objetivo era criar um ecossistema de serviços que facilitassem o dia a dia das pessoas no âmbito da mobilidade, incorporando produtos financeiros e demonstrando como uma marca pode se reinventar e expandir suas ofertas para atender novas demandas do mercado.
Uma estratégia de branding eficaz é capaz de gerar uma vantagem competitiva duradoura ao fortalecer a percepção de valor e o reconhecimento da marca, aumentando assim a eficiência dos investimentos em marketing. Optar por um processo de rebranding, especialmente em empresas líderes ou já muito estabelecidas em seus mercados, é uma decisão complexa e deve ser efetuada com cuidado. A marca não é apenas um símbolo gráfico ou um conjunto de cores, mas um conjunto de crenças e atributos que norteiam toda a estratégia de negócio de uma empresa.
A marca pode ser vista como a promessa de uma experiência. Com uma visão clara de marca, estabelecem-se produtos, serviços e experiências. Uma marca bem construída e bem gerida oferece também proteção contra a entrada de novos concorrentes e abre oportunidades para a expansão de mercado. No caso do Sem Parar, a marca foi reposicionada para comunicar não apenas soluções dentro do carro, mas também aquelas que facilitam o dia a dia das pessoas fora do carro, para pessoas em movimento.
A abordagem adotada foi integral, envolvendo a orquestração de produtos e a experiência do usuário. Desde a estratégia de marca até a criação de uma arquitetura de portfólio robusta, cada passo foi cuidadosamente planejado para garantir que o novo sistema de marca refletisse seu propósito e valores fundamentais, assim como deixasse claros os diferentes pilares de serviços para o consumidor, de forma organizada. A integração de serviços financeiros e de mobilidade demonstra que, com uma estratégia de branding bem executada, é possível abrir novas frentes de mercado e diversificar a base de clientes.
A transformação do Sem Parar, auxiliada por Questtonó e Colírio Design, demonstra como uma abordagem integral de branding pode ser a chave para a evolução e sucesso contínuo em um mercado dinâmico e em constante mudança. Ao investir no fortalecimento de suas marcas, as empresas podem criar ecossistemas de negócios resilientes e diversificados, garantindo uma vantagem competitiva sustentável no mercado.
O branding não é apenas uma ferramenta de marketing, mas uma estratégia essencial para a longevidade e sucesso de uma empresa. Líderes de mercado são convidados a refletir sobre como o fortalecimento de suas marcas pode abrir novas portas e transformar seus negócios em verdadeiros ecossistemas de soluções.
Por: Leo Massarelli
CX and innovation specialist, Founder and CCO of Questtonó