Uma solução de mobilidade que incentiva o uso da bicicleta como meio de transporte em São Paulo
O design sistêmico pode tornar as cidades mais saudáveis por meio de um pensamento de mobilidade que privilegia as pessoas.
Fruto de nosso interesse e comprometimento em projetar futuros mais humanos, mobilidade urbana é uma de nossas áreas de expertise onde realizamos estudos e experimentos contínuos.
Acreditamos que problemas complexos só podem ser solucionados por meio de pensamento sistêmico e é com essa visão que entendemos transporte de forma holística, integrada ao viver da cidade e principalmente às pessoas.
Como primeiro exemplo desse esforço, o projeto de carros autônomos Digital Rails, realizado pela Questtonó em 2017, já está sendo estudado por pesquisadores do Departamento de Ciência da Computação do IME-USP a fim de provar sua eficácia e futura implementação.
Voltamos nossa atenção para uma outra questão de mobilidade intrigante. A partir do insight do designer Danilo Makio Saito, um de nossos colaboradores do time de Product & Service Design, nos perguntamos: por que as bicicletas ainda são tão pouco adotadas como meio de transporte em cidades como São Paulo?
Investigamos os fatores que ainda impedem que o uso da bicicleta se dissemine e as principais tensões diagnosticadas em nossa pesquisa foram: falta de confiança, segurança e praticidade.
umabike.
A fim de solucionar esse problema nasceu umabike., um sistema de mobilidade em duas rodas que facilita a adoção do hábito de pedalar para se locomover na cidade. A umabike. é um serviço de bicicletas que atende os diferentes momentos da jornada de um indivíduo. Uma experiência única, resultado da combinação entre serviço digital e produto físico e que expande as possibilidades de uso desse transporte.
No aplicativo, o usuário pode alugar ou comprar a sua “bicicleta perfeita”, totalmente customizada de acordo com suas necessidades. Elétrica ou não elétrica, ela possui diversos componentes como um quadro ajustável, sistema de acessórios com entradas comum como bagageiro, cadeirinha de criança e sistema de segurança integrado, com sinalização mais intuitiva para carros. Após configurá-la, o usuário a chama no app e pode recebê-la onde quiser.
O sistema não possui lojas físicas, apenas vans que rondam a cidade entregando e recolhendo bicicletas de outros usuários. Além disso, o serviço propõe uma infraestrutura colaborativa, na qual o ciclista tem acesso a uma rede de parceiros, como estacionamentos, academias (para tomar banho) e oficinas espalhadas pela cidade.
Desenvolvimento
O projeto segue em fase conceitual e buscamos o apoio de parceiros e investidores para colocar esse novo serviço no mercado. Se você tem interesse, entre em contato conosco pelo e-mail info.sp@questtono.com.